quarta-feira, 12 de março de 2008

Efiah... O olhar que jamais vou esquecer.


Nos reunimos na semana que antecede o natal para celebrar com as crianças do Villarejo da Regiao do Volta, (volta 'e o maior lago artificial do mundo, que fica perto da divisa com o Togo) 'e sempre com grande alegria que preparamos nossa visita natalina... Esperamos ansiosos por este dia, agora ansiedade mesmo é das crianças que sonham com nossa chegada. Nossa último encontro com eles foi fenomenal... muitos problemas naquele lugar, são tantos e tão sérios, mas não é sobre eles que desejo falar, e sim sobre uma destas crianças lindas e tao carentes.
Efiáh correu em minha direção assim que chegamos, seu sorriso me dava a certeza de estar fazendo a coisa certa, o sorriso dela é inconfundível, tremendamente lindo! Ela falava em Ewe, nao sabe falar inglês, e sim a dialeto local o EWE, mas na verdade palavras não sao necessárias, só me bastava aquele olhar... Era o bastante para entender que nossa presenca ali era importante. Nos abraçamos e Efiah falou baixinho: Tia esta é a melhor comida do ano para nós e os melhores momentos! Ela conseguiu me fazer chorar. Fiquei pensando nos meus filhos, e no quanto somos abençoados e privilegiados. Centenas de crianças foram chegando, sem tempo para pensar muito na vida eu e a turma começamos a nos organizar e aproveitar ao máximo aqueles momentos únicos com as criancas do vilarejo de Pown.
Hora de trabalho... muito papel, lapis de cor, tintas, giz de cera, carvao (tudo doado)... improvisamos uma oficina de arte, papéis no chao... e maozinhas ansiosas para se expressar. Efiah desenhou uma mata linda, animais correndo livres, e eu no meio do jardim florido, e ela me disse: Tia este é o céu onde vou poder ficar contigo para sempre! Uau... nem preciso dizer como me senti.
Arroz quentinho, molho de tomate com frango frito e claro o Shitó, uma geléia de pimenta feita com peixe e camarao moídos, cebola, alho e claro alguns temperos locais, era a comida deliciosa servida por nós. Algumas criancas nao conseguiam esperar sua vez, e sendo assim, avançavam para conseguir sua quentinha, aqui chamada de Take away. Efiáh na sua doçura nos observava, segurando na barra do meu vestido pedia para que eu a levasse para casa, ah Efiáh nao é tao simples assim te levar para casa! Bem que a Sarah ia amar sua companhia, eu teria o privilégio de cuidar de voçê, mas não é tao simples assim pensava eu.
Depois de 4 horas de brincadeiras, historias sobre a vida do nosso Amado Jesus, músicas, almoço, água e suco fresquinho tínhamos que seguir viajem, afinal no dia seguinte teríamos outra villa para visitar.
Efiáh foi comigo no meu coraçao, em seus olhos eu percebia a carência de amor, de contacto, de comida, de escola... Foi difícil nos separar, ela largou meu vestido quando eu prometi que voltaria em breve, ela confiou tanto em minhas palavras, abriu um largo sorriso e possou para esta foto. Ela se escorava num velho tronco de árvore ou melhor no portal da escolinha improvisada, e em seu olhar ela dizia Obrigada... e Adeus.

Um comentário:

Roberto Mauro disse...

Parabens pelo seu blog, e principalmente pela sua sensibilidade. Continue assim ........sempre