quarta-feira, 12 de março de 2008

Dependable God!




Hoje sai apressada para buscar os filhotes na escola, não sei como faço tanta coisa, as vezes eu queria ter um Clone... rsss brincadeirinha. Esta chuviscando, o parabrisa do carro não funciona, aliás o do lado do motorista, tomara que a chuva não caia com tanta força. Segui quase que correndo por uma destas ruelas para cortar caminho, minha máquina no colo, pois tirar foto ja virou um vício, elas me inspiram a escrever. Parei em frente ao "Dependable God", aqui em Ghana se vende de tudo nas ruas, uns colocam suas guloseimas ou produtos em mesas improvisadas, outros constroem umas casinhas de madeira que aqui chamam-se de Quiosque, esta aí me chamou a atenção, a senhora por sinal muito simpática está escondidinha lá atráz, disse que não estava bem arrumada para tirar foto...rsss a simplicidade dela comove qualquer um, imagine a mim. Ela falava Twi, mas quando pedi para falar ingles ela foi receptiva.

Dependable God é o nome do tal quiosque, simples, pequeno para não dizer minúsculo, ela teve o cuidado de colocar uma curtininha de renda, toda empoeirada por sinal(aliás coisa normal por aqui, principalmente nesta época de HAMATAN onde a poeira do deserto invande o país... e tudo fica marrom, totalmente empueirado, não me perguntem que cor está nosso carro...)... lá dentro todo tamanho de panela, e a comida do dia é o Banku, um cozido de farinha fermentada de milho branco e mandioca, aconpanhado de geléia de pimenta, o tipico Shitó, e um peixe ou frango frito, ou carne de bode. Mas o que me fez parar foi o nome do tal lugar, que significa"Deus Seguro". Parei, conversei por uns 5 minutos e tirei estas fotos, ela sorria sem parar, envergonhada e feliz por eu uma estrangeira tirar fotos do restaurante dela, perguntou se eu não queria Banku eu agradeci e perguntei a ela quantos filhos tem, ela responde que são 7, o marido morreu, vítima da aids, e com o "Dependable God" ela ganha o pão de cada dia. Perguntei ainda o porque deste nome... e ela com uma boa gargalhada(eu tento entender de que ela está rindo, e olha que é uma risada feliz!) responde: É seguro confiar em Deus, somente em Deus! E eu segui viajem pensando nela e em suas palavras tão simples e sinceras... Somente em Deus...alguém tão simples com tantos filhos e provavelmente também infectada pelo vírus da aids pode buscar forças para rir de si mesma.
A chuva ameaçava... busquei a garotada na escola... e a chuva piorou... que alívio, esta chuva marca o final do Hamatãn, o calor vai piorar, mas pelo menos a poeria diminui...
Dependable God!!! sou grata a ti.
love
su

Nenhum comentário: