quarta-feira, 12 de março de 2008

Com muito trabalho nasceu AFRICANDLES



Estou tao feliz por este Blogg, mal dormi a noite passada, ha muito tempo venho planejando ter um Blogg no intuito de compartilhar com Voces as nossas experiencias aqui em Ghana, mas sempre envolvida com a familia, trabalho, adiava este projeto... Enfim o que passou passou... e aqui esta Surama em Terras Africanas... vou iniciar falando sobre meu trabalho aqui.

Quando cheguei ha 7 anos eu simplestemente nao falava praticamente nada de ingles, alias falava sim yes.. no.. thank you!... que ca para nós me ajudou muito...rssss Mas a minha vontade de aprender, de viver neste país, de conhecer um pouco mais sobre o lugar onde meu marido nasceu e cresceu era maior que qualquer dificuldade. Fui aprendendo no dia a dia, todos queriam me ajudar, foi maravilhoso! NO início queria fazer algo, mas por não falar a língua podia ser impossível, mas não foi, e por falar em língua, aqui em Ghana além do ingles eles falam outros tantos 72 dialetos, o da tribo do meu esposo é o EWE,ainda vamos falar sobre este e tantos outros dialetos ghaneses.

Acreditem ou não faço velas aqui, em plena África... sim a maioria riu de mim, acharam que eu estava ficando louca, mas minha determinação foi maior, o calor é tanto, como fazer velas aqui... e sem falar na falta de material.

E assim nasceu AFRICANDLES, na garagem da nossa casa... onde criamos Velas Luminarias de diversas cores, tamanhos e desenhos. 'E um trabalho gratificante, a maioria do material que usamos neste início da Africandles há 6 anos foram ou importados ou doados por amigos e familiares do Brasil, a paraffina vem da Alemanha, aqui se usava paraffina somente para Tie and Die, uma técnica de tingimento de tecidos que por sinal é tudo de lindo! Aqui nao encontrávamos material nenhum para artesanatos como velas, porcelana, pintura em tecidos, papel mache, bordados e outros. Tem o artesanato local, que me fascina, assim como o nosso fascina a eles todos.

TEnho um grupo de pessoas maravilhosas que trabalham comigo, nosso trabalho tem cruzado fronteiras e levado a mensagem de uma África alegre, de gente que trabalha duro, que sonha, que 'e capaz.

Atraves das luminárias contamos historias deste lugar e desta gente... tao igual, tao diferente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seja bem vinda Surama, seu blogg com certeza ja e uma lindeza. Lindas Luminarias, como fazemos para te-las aqui em LOndres? Nao vai ter o blogg em ingles? Se possivel coloque opccao de ingles e portugues. Olha parabens, e muita paz na vida por estas terras Africanas.
love
Marcia(brasileira em Londres)

Unknown disse...

ola surama, achei seu blog na net.
e adorei, tbm sou apaixonado pela africa (((( GHANA, em especial ))


abracos.


Helvis...limeira..sp